
Tenho publicado artigos que mostram a vergonhosa e ilegal venda da CORSAN, a empresa pública de Água e Saneamento do Rio Grande do Sul, que atende mais de 350 municípios do Estado com Água Potável e tratamento de Esgoto.
Tudo começou quando Eduardo Leite e a maioria de Deputados que tinha na Assembleia Legislativa, decidiram acabar com o Plebiscito onde os gaúchos seriam ouvidos sobre a venda ou não da CORSAN, do BANRISUL e da CEEE. Uma vergonha, por que nem o Governador nem os Deputados haviam sido eleitos para acabar com Consultas Populares e Plebiscitos.
Depois desta vergonhosa decisão, outras piores vieram. Eduardo Leite entregou a CEEE por míseros R$ 100 mil, preço de 2 transformadores de rede. E a empresa fatura R$ 3 Bilhões por ano.
Mas a Luta dos Trabalhadores da CORSAN, capitaneada pelo SINDIÁGUA, seguiu e no caso desta, mostrou claramente, por ações com o povo e por ações judiciais em várias instâncias, que a venda da Empresa era na verdade um Grande Assalto a Bens e Serviços Públicos, o que também mostrei neste blog em vários artigos, que podem ser acessados clicando aqui.
Hoje participei de entrevista Coletiva do SINDIÁGUA, o Sindicato que representa os trabalhadores da CORSAN.
O Sindicato tem sido o baluarte que sustenta a verdade diante do vergonhoso assalto a empresa promovido pelo Governo Leite, que realizou um Leilão para a venda da Empresa onde uma empresa somente participou …e pagou 10% do que a empresa vale.
O Sindicato também já havia mostrado que ao desmontar o Sistema Público de Água do RS, o preço da tarifa de água passará a ser definido por município, fazendo com que o Preço nos pequenos e médios municípios fique bem mais caro, além dos reajustes que a empresa privada cobrará para sustentar seus lucro e os dividendos dos amigos do Eduardo Leite, donos da AEGEA.
Na entrevista coletiva ficaram claras mais algumas maracutaias realizadas. Por exemplo:
“As empresas responsáveis pela avaliação da CORSAN foram contratadas diretamente pela empresa, com dispensa de licitação, contrariando a legislação Estadual e Federal, que exigem licitação para contratar as empresas avaliadoras”, como mostrou o Advogado do SINDIÁGUA, Antônio Castro. Olha só a treta montada: O Presidente vendilhão colocado ali por Eduardo Leite para vender a empresa de qualquer forma, fez isto da forma mais desavergonhada que se possa imaginar. Não basta Privatizar, o que já é um absurdo, mas privatizar entregando a preço vil para um único “pretendente”.
E olha outra treta:
A AEGEA, única “concorrente” para comprar a CORSAN no fraudulento Leilão, já tinha uma PPP em andamento com a CORSAN, o que a impediria de participar do processo licitatório, por ter conhecimento privilegiado sobre a empresa, diferente de outras empresas.
Todos estes questionamentos estão contidos em uma Ação Judicial mostrando mais estas irregularidades além de todas já identificadas e que foram razão de várias sustações do Leilão anteriormente.
Os dados claros e as óbvias Ilegalidades cometidas por Eduardo Leite e seus privateiros também foram encaminhados pelo SINDIÁGUA a Assembléia Legislativa, para que os representantes do povo dos municípios gaúchos constituam uma CPI – Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar as denuncias.
Como diz Arilson Wünsch, Presidente do SINDIÁGUA, que os representantes do povo, que não foi ouvido ate aqui sobre a vergonhosa venda da CORSAN, constituam a CPI para ver quem esta com a razão: o Governo privateiro ou o SINDIÁGUA.
Uma vergonha. Corsan pública, água para todos, com preço justo
Não a Privatização da CORSAN
Se privatizada como vai ficar todas as matrículas de quem depende da Corsan?
Presidente Lula, nos ajude…
CurtirCurtido por 1 pessoa
Chega ser patético o que estes anos de governo do mentiroso fez e faz com o Rio grande do Sul… pedimos providência urgente.
CurtirCurtido por 1 pessoa
CPI Já
CORSAN 100% pública para todos os Gaúchos.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Parabéns pela boa síntese, desta verdadeira roubalheira.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigado. Estamos aí pra mostrar a verdade de forma sintética e na medida do possível, didática.
CurtirCurtir
Já tem gente passando fome só falta passarem cede e o cúmulo dos cumulos
CurtirCurtido por 1 pessoa