Agricultura/política/Rio Grande do Sul

É como se fosse a “Senadora da Agricultura Familiar”, diz Paulo Paim sobre a agricultora Cleonice Back, sua Suplente no Senado

Cleonice Back é Agricultora, Produtora de Leite e liderança da FETRAFSUL e por sua Luta em Defesa da Agricultura Familiar, foi indicada a Suplente de Paulo Paim, então candidato a reeleição no Senado.

E é exatamente por sua militância como liderança da Agricultura Familiar que o Paim decidiu dar cada vez mais espaço de representação do mandato para Cleonice Back, em especial nos assuntos que dizem respeito a Agricultura Familiar.

E se por um lado, o tal “agro negócio” tem até bancada, os Agricultores Familiares hoje não tem um Senador oriundo de suas fileiras.

Não é por outra razão, que será Cleonice, e não o Senador Paim, que estará Presente no Encontro com os Ministros de Lula que vem ao Rio Grande para tratar do tema da Seca que já fez 312 municípios decretaram estado de emergência até o momento por conta de perdas em lavouras de soja, milho e sorgo, além da diminuição na produção de leite.

Respaldada pelos Agricultores Familiares do Estado, Cleonice já ajudou a Elaborar várias proposições e Projetos que Beneficiam a Agricultura e os Agricultores Familiares, apresentados por Paulo Paim no Senado.

Segundo o Senador, a história e o Conhecimento na área da Agricultura Familiar da sua Suplente a credenciam tanto ou mais que ele próprio para estas atividades. “De qualquer forma eu ouviria ela, por que sabe mais sobre o tema. É preciso valorizar estas lideranças jovens e mais do que nunca, pretendo fazer isto nestes próximos 4 anos do meu mandato”.

No Encontro que acontecerá nesta Quinta-Feira em Hulha Negra, uma das muitas cidades atingidas novamente pela já reincidente Seca que assola o Rio Grande, a Suplente de Paulo Paim vai reiterar demandas e Propostas dos Movimentos da Agricultura Familiar do Estado, como já havia feito em Brasília há semanas atrás, quando como Senadora Suplente as apresentou a Ministros, Senadores e Deputados. Esta apresentação feita pela Senadora Suplente em Brasília, com certeza contribuiu para que o Presidente Lula decidisse deslocar 5 Ministros ao Rio Grande do Sul, para verificarem “in loco” a situação desesperadora dos Agricultores Familiares gaúchos e apresentem Ações Concretas e imediatas para reduzir as consequências da Seca para os agricultores, mas também para evitar a subida desenfreada dos preços dos hortigranjeiros nas prateleiras do comércio.

No Encontro com os Ministros, a Senadora Suplente terá também oportunidade de retomar a discussão a ideia de um Fundo para cobrir as consequências das mudanças climáticas, que poderia ser constituído por exemplo, por multas impostas em função do desrespeito a Legislação Ambiental.

Participam do Encontro com representantes dos Agricultores Familiares Gaúchos os Ministros do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira; o da Agricultura, Carlos Fávaro; o do Desenvolvimento Social, Wellington Dias; o do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes; e o da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta e também o Futuro Presidente da CONAB, Edegar Pretto

Deixe um comentário