Porto Alegre

Uber humilha motoristas, boicota Audiência de Mediação no TRT-4 e amplia exploração sobre trabalhadores no RS

Reprodução: Foto de Motoristas de Aplicativos em Ato em Defesa da Categoria. Se a turma se junta, tem força. E a força de representação de uma categoria profissional é o Sindicato.

Reuniões de Mediação são só uma tentativa de chegar a um acordo entre as partes. No caso, entre as centenas de motoristas do RS excluídos sem prévio aviso do Aplicativo e a empresa dona do Aplicativo. Pois o UBER resolveu boicotar a reunião Chamada pelo Tribunal Regional do Trabalho, como mostra a Nota do Sindicato dos Trabalhadores em Aplicativos, que já esta tomando medidas para coibir a sem vergonhice patronal dos representantes da empresa.

Motorista de Aplicativo é uma alternativa de Renda para milhares de pessoas que perderam seus empregos por conta da desastrosa política econômica do Governo. Aí são submetidos a super exploração do seu trabalho, e se de alguma forma contestam a super exploração, são simplesmente excluídos do direito de dirigirem para o aplicativo.

Motoristas são obrigados a cumprir metas de viagens para serem mais indicados pelo aplicativo. Ou seja, são como empregados do Aplicativo. Mas sem os direitos que outros trabalhadores tem. E se se rebelam por que querem um reajuste no valor das corridas que não só não acompanharam a inflação, como hoje não acompanham também o valor do preço da Gasolina, os que se rebelam são simplesmente excluídos.

A consequência para estes trabalhadores é trágica, por que já não conseguem mais nem colocar a comida da família na mesa.

A consequência para os usuários dos aplicativos como eu, é que aumenta o tempo até o aplicativo me mandar um carro e como reduziu o número de motoristas, os que resolveram ficar trabalhando feito loucos, são premiados por meia dúzia de reais a mais pela tabela rotativa, aquela que aumenta o valor se há menos carros na área.

Só quem não perde nada com isto é o dono do Aplicativo, o Patrão de milhões de trabalhadores que se viram todos os dias, pra ganhar o pão, mesmo sem ter direito nenhum. Este dono do aplicativo chega a faturar até 35% de cada corrida que o motorista faz. E os donos dos aplicativos estão entre os bilionários do mundo que aumentaram a sua fortuna durante a pandemia. Bem diferente dos motoristas que trabalham para eles e ainda tem que assumir todos os custos do Carro e de sua própria saúde, previdência e outros direitos.

Você que esta lendo este artigo, ajude a dizer isto para cada vez mais gente, pra que caia a ficha do povo, de que não são empreendedores, mas sim trabalhadores super explorados os motoristas e entregadores para aplicativos.

Mas mesmo não tendo uma Carteira Assinada, estes trabalhadores tem Direitos que muitas vezes nem sabem.

É o que mostra a Cartilha do MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO que pode ser acessada na íntegra clicando no link a seguir:

2 pensamentos sobre “Uber humilha motoristas, boicota Audiência de Mediação no TRT-4 e amplia exploração sobre trabalhadores no RS

  1. Pingback: Uber humilha motoristas, boicota Audiência de Mediação no TRT-4 e amplia exploração sobre trabalhadores no RS — Luíz Müller Blog | Gustavo Horta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s