De acordo com o site Anti-Spiegel, a imagem da mulher grávida na maca foi uma encenação com uma modelo fotográfica como se fosse uma sobrevivente do bombardeio. A “atriz” da encenação se chama Marianna Podgurskaya, que possui um blog de beleza e divulga seu trabalho através da conta gixie_beauty no Instagram.
O Anti-Speigel avalia, ainda, que não se trata de vídeo amador, feito com aparelho celular, porque a qualidade técnica e a estabilidade das imagens indicam que deve ter sido produzido com uma câmera profissional com estabilizador.
Do teatro da guerra na Ucrânia surgiu a notícia de ataque russo a um hospital materno-infantil na cidade de Mariupol, no sul do país. O ataque, ocorrido na 4ª feira, 9/3, teria deixado pelo menos 17 pessoas feridas, informou o noticiário.
Este episódio é um excelente roteiro sobre como se produzem, se encenam e se propagam notícias falsas que, num passe de mágica cibernética, alcançam instantaneamente todos os lugares habitados do globo terrestre.
E este episódio farsesco também confirma o ditado de autoria desconhecida que diz que numa guerra, a verdade é a primeira vítima.
A produção da notícia falsa
Logo após o bombardeio, o presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky denunciou no twitter: “Mariupol. Ataque direto de tropas russas na maternidade. Pessoas, crianças estão sob os destroços. Atrocidade! Por quanto tempo mais o mundo será um cúmplice ignorando o terror? Feche o céu agora mesmo! Pare com os assassinatos! Você tem poder, mas parece estar perdendo a humanidade”.
A postagem de Zelensky estava acompanhada de um vídeo de 1:19 minutos com cenas dos enormes danos causados pelos bombardeios no interior do hospital.
Após Zelensky, o Secretário-Geral da ONU António Guterres publicou no twitter que “O ataque de hoje a um hospital em Mariupol, na Ucrânia, onde estão localizadas as maternidades e as alas infantis, é horrível. Os civis estão pagando o preço mais alto por uma guerra que não tem nada a ver com eles. Essa violência sem sentido deve parar. Acabe com o derramamento de sangue agora”.
Em seguida, e também por twitter, o vice-embaixador da Rússia na ONU Dmitry Polyanskiy escreveu: “Assim nasce fake news. Advertimos em nossa declaração de 7 de março (russiaun.ru/en/news/070322n) que este hospital foi transformado em objeto militar por radicais. É muito perturbador que a ONU espalhe essa informação sem verificação”.
A propagação da notícia falsa
Imagens e cenas televisivas rapidamente dominaram o noticiário online em todas as partes do mundo. A imagem de uma gestante carregada na maca foi replicada ad nauseam.
Na Globo News, por exemplo, a apresentadora Maria Beltrão mostrava cenas e narrava o que via e, pior, o que desconhecia totalmente: “olha só gente, mulher grávida saindo da maternidade. Tínhamos informações de que eram muitas mulheres em trabalho de parto. Pelo amor de deus, pelo amor de deus”, ela exclamou.

Mídia russofóbica ignorou esclarecimento oficial da Rússia
Àquela altura, já corria pelo mundo o esclarecimento oficial do governo russo de que a maternidade já não funcionava naquele prédio atingido, porque foi transformado em base militar de milícias nazistas ucranianas. Mas a mídia russofóbica ignorou solenemente o esclarecimento russo e não observou o básico do jornalismo, o contraponto.
O hospital não funciona desde o início da ofensiva russa, há duas semanas, porque pacientes e equipes técnicas tinham sido dispersadas dali pelas forças milicianas do Batalhão neonazista Azov. Os milicianos do Batalhão Azov estrategicamente montam trincheiras de combate em hospitais, maternidades, escolas e em edifícios residenciais.
No momento do bombardeio ao prédio, portanto, não havia nenhuma mulher gestante, menos ainda em trabalho de parto, como informou a apresentadora da Globo News, Zelensky e o dirigente da ONU. Tampouco haviam crianças internadas.
De acordo com o site Anti-Spiegel, a imagem da mulher grávida na maca foi uma encenação com uma modelo fotográfica como se fosse uma sobrevivente do bombardeio. A “atriz” da encenação se chama Marianna Podgurskaya, que possui um blog de beleza e divulga seu trabalho através da conta gixie_beauty no Instagram.
O Anti-Speigel avalia, ainda, que não se trata de vídeo amador, feito com aparelho celular, porque a qualidade técnica e a estabilidade das imagens indicam que deve ter sido produzido com uma câmera profissional com estabilizador.
A reportagem do site anota a participação da modelo Marianna em várias cenas do vídeo e também compara com fotografias em que ela aparece caminhando ou representando outros papéis [aqui].

Não existem corpos de pessoas mortas nos vídeos e fotografias
Se o prédio do hospital estivesse, de fato, ocupado, um bombardeio que causou tamanha destruição e dano material causaria, também, muitas mortes humanas.
Apesar de todo estardalhaço da mídia e da suposição de que havia muitas pessoas feridas, crianças sob os destroços, vários mortos e outros tantos desaparecidos, o curioso é que não se vê nenhuma pessoa morta nos vídeos e fotografias publicadas. E tampouco paredes e pisos ensanguentados, como seria esperável.
Notícia falsa é destaque de capa nos jornais de todo o mundo
Neste dia 10/3, apesar da informação verdadeira e correta estar disponível e acessível aos veículos de comunicação para apuração da realidade, os jornais de grande circulação em todo o planeta mostraram, entretanto, a fotografia da modelo fotográfica Marianna carregada na maca e alardearam a atrocidade do ataque russo ao hospital materno-infantil.

No Brasil o comportamento da mídia hegemônica não foi diferente. Os maiores jornais deram destaque do assunto na capa. Usando a mesma fotografia originada na mesma fonte de propagação da notícia falsa.

Jornalismo de guerra na guerra
Numa guerra acontecem muitas guerras simultaneamente – guerra informacional, psicológica, de narrativas, econômica, ideológica; guerra jornalística e contra a liberdade de expressão e de opinião etc.
A mídia hegemônica tem sido escandalosamente posicionada na cobertura do conflito na Ucrânia. Não só não apura os fatos e não certifica a veracidade das informações para evitar reproduzir notícias falsas como esta do ataque ao hospital materno-infantil, como também promove um jornalismo de guerra, sem contraponto, sem escuta de todas as partes implicadas. Com este jornalismo de guerra, a mídia se converte numa arma muito destrutiva e devastadora.
E as fotos de batalha de tanques em plena cidade, então!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Desde o início quando divulgaram essa invasão na maternidade Eu não acreditei, não batia, eu não vi pessoas feridas em quantidade para dizer que houve um ataque, eu vi gente na cadeira de rodass e eu olhava nas pernas e nos braços e não via feridas!!
CurtirCurtir
QUERO VER A GLOBOLIXO DIZER QUE SE ENGSNOU
GLOBOSTA
CurtirCurtir
Desnazificação
CurtirCurtir
Pingback: Notícia sobre ataque russo à maternidade teve encenação com modelo fotográfica | Luíz Müller Blog | A Estrada Vai Além Do Que Se Vê
O Putin é um mentiroso. Disse que não ia invadir a Ucrânia e invadiu. Não tem credibilidade nenhuma. Daqui a pouco vão dizer que a Ucrânia invadiu a Rússia.
CurtirCurtir
Quanto ao Putin ser mentiroso, eu não sei. Mas esta fake aí não é Russa. É ocidental e com produção e distribuição profissional com o objetivo de fazer as pessoas acreditarem que os Russos atacaram uma maternidade, o que não é verdade. Quantas outras mentiras os americanos e nossa mídia venal estão nos fazendo acreditar que são verdades, quando são grandes mentiras? Lembra o que fizeram por aqui com a Lava Jato? Destruíram pilares econômicos da nação, como a indústria petrolífera, Naval e da construção pesada baseados na farsa do Moro, Dallagnol et caterva. A terceira guerra mundial, da tentativa dos EUA tomarem o mundo todo já começou 2011 com a “primavera árabe ” . Por aqui chegou em junho de 2013, na Ucrânia em 2014. É a Guerra Híbrida e a Comunicação é a principal arma desta guerra.
CurtirCurtir
Como você pode ter certeza do que está dizendo? Tem provas?
CurtirCurtir
Os links estão no artigo. É só clicar.
CurtirCurtir
é… eu vi umas quantas fotos e videos de snipers em cima de predios residenciais, tanks em Areas Residencias… Bazukas e Lança Misseis dentro de Creches e Escolas…
vi distribuição de comida e mantimentos a civis, só vê quem quer.
reporter Americano morto por missel Russo, mas tinha um tiro na cara… mas foi o missel ou o tiro que o matou? os Russos mandam misseis para cima dos proprios soldados? estranho não?
O Prisidente Ucraniano diz que está a vencer a guerra mas não vejo nenhuma vitoria não.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Hoooo brother, é simples de compreender isso.
Vc sabe ou já ouviu falar de Cuba?
Pois é, na época os russos tbem queriam implantar bases militares e armas nucleares no quintal dos EUA. Só que os mesmo não aceitou
e impôs.
O que está acontecendo é mais coisa, vai estudar pra dá palpites sem noção.
CurtirCurtir
Essa festa será usada aqui no Brasil a partir do início da campanha eleitoral. Estão preparando um grande circo para impedir a derrota dos fascistas brasileiros! Aguardemos com atenção
CurtirCurtir
Os links das fontes estão todos no artigo. É só clicar
CurtirCurtir
Realmente tem links, mais sao todos sites russos. Bela merda de jornalismo vc faz. Se nao tem guerra vai para la noticiar as verdades.
CurtirCurtir
Uma coisa é certa: uma farsa dessas não merece nenhuma credibilidade.
CurtirCurtir
Reparem que nem socorristas tem, cadê bombeiros, policia, só meia dúzia de gatos pingados, num acidente desses não tem nem ambulância, quem acreditou nessa foto tem que ser muito inocente ou bobo,
CurtirCurtido por 1 pessoa
E.U.A. invadiram Iraque alegando que Sadan tinha armas químicas/biológicas. Depois eles confessaram que investaram esta mentira só pra invadir.
Agora Rússos encontraram na Ucrânia fábricas de armas químicas/biológicas financiadas pelo E.U.A..
Se isto se confirmar como fica???
CurtirCurtir
As línguas são piores que a guerra..se a guerra fosse de línguas ..coitados dos alemães.
CurtirCurtir
Teatro da guerra???????? Tá de sacaram
CurtirCurtir
Observem que a excessão de raríssimos jornais como A TV Gazeta, Rede TV, e SBT que divulgam fatos e não necessariamente suas próprias opiniões, e ainda assim são publicidade ao contraditório, ouvindo e divulgando o outro lado! As demais, especialmente a Globosta, só divulga suas opiniões (em geral, e obviamente, compradas por crápulas milionários e só publicam matérias editadas – apenas para robustecer suas “notícias”, ou melhor, opiniões comercializáveis, quase sempre fakes!
CurtirCurtir
Não assisto muito a grande mídia. De vez em quando vejo a Globo, pela penetração que ela tem, até mesmo pra desmascarar algumas coisas deles. Estes outros aí, nem vejo. Hoje minha fonte de informação são meios de comunicação independentes e alternativos a grande mídia.
CurtirCurtir
Totalmente indescritível a canalhice e a gravidade do CRIME de informação falsa cometidos diariamente pela mídia e “seu” Consórcio…
CurtirCurtido por 1 pessoa
Nada justifica o ataque Russo. Não houve aí legitima defesa.
CurtirCurtir
Que ataque?
CurtirCurtir
Não acredito nas informações de ambos os lados. Tenho certeza que tudo será reescrito.
CurtirCurtir
Sacanagem acho que esses que estão mentindo sobre a guerra são a favor da guerra tentando botar fogo .
CurtirCurtir
Cambada de psicopatas a inventar teorias de conspiração. Qualquer dia o Luiz Muller inventa que Edir Macedo é o Salvador da humanidade e vocês acreditam também.
Que nojo haver gente assim no Brasil. Deveriam ir todos viver na Rússia.
CurtirCurtir
Mas antes mandavam pra Cuba. Agora querem que eu vá pra Rússia. E isto que a Rússia é capitalista. Paga minha passagem que eu vou.
CurtirCurtir
Simplesmente triste.
Eu achava que só no Brasil a imprensa fosse tão podre.
Saudades dos jornais impressos sem a tecnologia de hoje que só destrói a verdade da informação.
“NUMA GUERRA, O PRIMEIRO A MORRER É A VERDADE”, Meu Filho Pedro Paulo me disse essa frase no quarto nós conversando sobre a guerra na Ucrânia.
CurtirCurtir
Sim. No ocidente é propagada uma narrativa mentirosa e vergonhosa. Se do outro lado, o russo, tbm há uma narrativa no mínimo o povo aqui devia ter acesso a ela. Mas a versão Russa está censurada e nem pelo Google tu chega a ela por que o Google tbm é do Império.
CurtirCurtir
Nesta guerra não existe vítimas nem algozes. São todos manipuladores das emoções de um mundo doente.
CurtirCurtir
Eu não acredito mais na TV aberta.
A Globosta, eu deletei da lista de canais dia televisores aqui de casa.
A TV Bandeirantes, que é de propriedade da China, e todos já sabem, desmerece nossa confiança.
Os noticiários do SBT, são compostos por comunistas.
A Record emprega jorNAZISTAs para suas equipes.
TV aberta e noticiários de TV por assinatura, são comprados ou subornados por comunistas.
Sobrou apenas a Jovem Pan .
Por enquanto, merece nossa atenção .
CurtirCurtir
Eu não acredito mais na TV aberta.
A Globosta, eu deletei da lista de canais dia televisores aqui de casa.
A TV Bandeirantes, que é de propriedade da China, e todos já sabem, desmerece nossa confiança.
Os noticiários do SBT, são compostos por comunistas.
A Record emprega jorNAZISTAs para suas equipes.
TV aberta e noticiários de TV por assinatura, são comprados ou subornados por comunistas.
Sobrou apenas a Jovem Pan .
Por enquanto, merece nossa atenção .
E este comentário não é repetido.
É a primeira vez que comento aqui
CurtirCurtido por 2 pessoas