
Governar não é o forte de Eduardo Leite. Porém, o governador é um político que sabe se comunicar e construir sua imagem como poucos.
Não há exemplo mais concreto da afirmação acima do que a forma como o Governo Leite lida com a questão da estiagem.
Depois de quatro anos de mandato, sendo três com seca, a população gaúcha ainda não sabe o que o poder público estadual fez para amenizar as perdas dos produtores e para diminuir os impactos da falta de chuvas em médio e longo prazos.
Ontem, depois de muita cobrança, Leite apresentou um conjunto de ações. Evidente que isso só se tornou público depois da criação de uma ideia publicitária. Supera Estiagem é o nome do programa.
O anúncio foi feito no conforto do Palácio Piratini com uma bela apresentação de powerpoint. Uma estética muito mais condizente com o governador. A gente não poderia esperar que ele visitasse uma pequena propriedade com a pastagem seca ou com o gado magro. Seria muito ruim para a sua imagem.
Mas vamos ao que foi anunciado. As medidas estão longe de atender as demandas emergenciais. Vale lembrar que o anunciado como emergencial na estiagem passada não saiu do papel até hoje.
No que pode ser visto como estrutural, vale lembrar que os governos Sartori e Leite foram responsáveis por acabarem com o Mais Água Mais Renda e o Irrigando a Agricultura Familiar, que durante o Governo Tarso fizeram com que o Rio Grande do Sul dobrasse a área irrigada.
Já que citei o Governo Tarso, lembro que a anistia aos produtores familiares que participam do Troca-Troca de Sementes foi uma medida que adotamos na seca de 2012 e que está sendo copiada agora, depois de muita insistência da nossa bancada, inclusive na legislatura anterior.
Como representantes do Governo Lula no RS, a bancada da Federação Brasil da Esperança na Assembleia Gaúcha está atuando junto aos ministérios e órgãos federais para garantir mais recursos. Não podemos aceitar a grande ausência do poder público estadual na vida das pessoas.
Nossa bancada não vai deixar de fazer oposição firme ao Governo Leite. Foi esse o papel que uma parcela considerável da população gaúcha nos deu através do voto.
Sabemos que não é com publicidade que se resolvem os problemas reais das pessoas.
Adão Pretto Filho
Deputado Estadual pela Bancada do PT – Vice Líder Partidário e Líder do Governo Lula no RS
Leia mais sobre a Seca no RS, clicando nos Links a seguir: