Uncategorized

Trabalho precário com carga horária e salários menores são 1/4 de todos os empregos gerados em 2019, mostra Estudo do…Bradesco

A matéria a seguir é do PODER 360. Mas dá conta da tragédia em que o Brasil esta entrando. O suposto crescimento do número de empregos em 2019 esconde o que era de se esperar. O empresariado esta demitindo quem ganha mais, reduzindo as horas extras de funcionários e contratando trabalhadores com “carga horária intermitente” e com média de 20 horas semanais. Menos horas trabalhadas, menos salário e menos direitos. É o que diz a tal nova lei do trabalho vigente desde 2018 e implementada por Guedes e Bolsonaro. Agora imagina como será com a MP 905 de Bolsonaro, que acaba com o que resta de Direitos trabalhistas.

Segue a matéria do PODER 360 sobre a desgraça que recém iniciou. E olha que os dados são do BRADESCO, Banco que que enriquece ao mesmo tempo em que aumenta a pobreza e o Brasil volta ao mapa da fome do mundo:

Emprego intermitente disparou após reforma trabalhista, aponta estudo

Pesquisa feita pelo Bradesco

Alcança 1 a cada 4 novo contrato

Pesquisadores do Bradeesco associiam disparada do emprego intermitente com reforma de 2017Rafael Neddermeyer/Fotos Públicas

O Brasil criou 492 mil novos empregos formais de outubro de 2018 a outubro deste ano, de acordo com estudo do Depec (Departamento de Estudos e Pesquisas Econômicas) do Bradesco. Os empregos intermitentes –de até 20h semanais–correspondem a 27% do número total de vagas criadas, segundo o levantamento.

A pesquisa foi divulgada nesta 4ª feira (4.dez.2019) e se baseia no Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). Segundo os dados, foram criadas 133 mil vagas na categoria de até 20 horas semanais no período de 12 meses até outubro deste ano. O número corresponde a praticamente o quádruplo do que foi registrado há apenas 2 anos: 28 mil vagas em 2017.

Os economistas do Bradesco indicam uma relação entre os números recentes e a reforma trabalhista de 2017. A nova legislação permite contratar 1 funcionário com jornada de trabalho menor. “Assim, era esperado que a criação de vagas de trabalho formal com menos horas semanais fosse impulsionada, o que de fato está ocorrendo”, explica o estudo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s