Aplicativos/Porto Alegre/Rio Grande do Sul

Direitos dos Motoristas em Aplicativos do RS são Pauta de Programa Quinzenal Ao Vivo, em Porto Alegre

A partir do programa realizado nesta Terça-Feira (19/Out), Quinzenalmente, Diretores do Sindicato, Advogados e autoridades estarão debatendo e esclarecendo questões que dizem respeito a Categoria Profissional. O Programa é transmitido pela Rede Soberania, Brasil de Fato RS no Facebook, Youtube e no Twitter deste Blog.

No Programa desta Terça-Feira tratamos da CPI DOS APLICATIVOS, que assim como em São Paulo, deveria estar tramitando também na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, mas foi “estranhamente” engavetada pelo Presidente da Casa.

Assim como o Advogado Ramiro Castro e o Vereador Jonas Reis, a Presidenta do Sindicato enfatizou a necessidade da Retomada da Tramitação da CPI DOS APLICATIVOS na Câmara de Vereadores, por se tratar de uma possibilidade de Esclarecimento sobre vários direitos dos motoristas, não atendidos pelos aplicativos e também sobre como atuam estas Plataformas de Aplicativos na Cidade sem pagar um tributo sequer e nem se responsabilizam por Acidentes, Segurança e Saúde nem de seus motoristas e nem de passageiros e possíveis feridos em acidentes.

A Presidenta Carina explicou que os aplicativos levam de 25% a até 50% do total da Corrida, enquanto com o restante o Motorista é obrigado a dar conta do Combustível, manutenção, seguro e qualquer imprevisto do Carro.

No entendimento do Advogado Ramiro, embora não haja uma legislação específica sobre a Relação de Trabalho entre as Empresas donas de Aplicativos e os Trabalhadores destes mesmos aplicativos, na Legislação Existente, há direitos implícitos que estas empresas já deveriam estar cumprindo e são passíveis de processos e pagamento de indenizações.

Clique neste link para acessar a Cartilha dos Direitos dos Trabalhadores de Aplicativos: Trabalhadores de Aplicativos tem Direitos Sim! Acesse e leia a Cartilha do Ministério Público do Trabalho:

E a partir de agora, quinzenalmente, assista e PARTICIPE do Programa na Redes, comentando, perguntando, curtindo e compartilhando, para que cada vez mais os Motoristas e Trabalhadores de Aplicativos saibam que direitos tem e como fazer com que as Empresas cumpram a legislação. O que não dá é cada um achar que o problema é entre ele só e a empresa. Individualmente os trabalhadores não tem força contra o poder econômico das empresas de aplicativos. Mas juntos a força é enorme!

Neste

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s